http://www.protecao.com.br/site/content/home/index.php

sábado, 13 de agosto de 2011

CONCEITO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

            O mundo de hoje, encontra-se em um processo de plena busca pela produção maxcima, custo maxcimo,desenvouvimento dos paises subdesenvolvidos e pela besca do comtrole economico por parte dos países desenvouvidos. É claro que isso afeta diretamente o bem estar do ser humano na condição de trabalho.
            Para alcansar tais obijetivos, os países teraum que dispor de um fator impresundivel,
-A TECNOLOGIA.
           
            A combinação destes fatores trará beneficios economicos, e a implantação de maquinas que vão possibilitar uma maior produtividade, alem de ua facil adaptação do homen, ou seja, um investimento no binômio "HOMEN-MAQUINA". Porem, faz-se necessario considerarmos que, tal forma podera contribuir para um resultado contrario ao esperado, pois de serta forma á uma influencia direta no meio de trabalho do homen.
            Sendo assim torna-se necessario algo que venha a proteger o tabalho humano, surge então o conceito de segurança.
           
  • COMO SURGIU TAL CONCEITO?
          
            O trabalho existe desde o aparecimento do primeiro homem, porém, o conceito de segurança surgiu muito tempo depois.
            Em 1956, George Bauer publicou um livro, onde mostrou que o trabalho pode ser um causador de doenças, e cita a extração de minerais argentíferos e auríferos, e a fundição da prata e do ouro. Ainda nesta obra, Bauer fala sobre os acidente do trabalho e as doenças mais comuns entre os mineiros,  pela descrição dos sintomas e da rápida evolução da doença, tratava-se de casos de silicose. Chamada, na época, por “asma dos mineiros”.
          Onze anos depois, surge a primeira monografia sobre as relações entre trabalho edoença, deauditoria de Aureolus Theophrastus, que faz várias observações. Tinha o intuito de mostrar o relacionamento entre as substâncias manuseadas no trabalho, com doenças, destacando os  sintomas da doença profissional, na intoxicação pelo mercúrio. Esses trabalhos, não surtiram efeito algum com relação à preocupação quanto à saúde do trabalhador.
         
           Em 1700, foi publicado, na Itália, um livro, cujo autor era um médico chamado Bernardino Ramazzini, que teve repercussão em todo o mundo, devido à sua importância. Nesta obra, Ramazzini descreve cinquenta profissões distintas e as doenças a elas relacionadas. É introduzido um novo conceito por Ramazzini: “Qual é a sua ocupação?”.
             Hoje, poderíamos interpretar esta pergunta da seguinte forma: “Digas qual o seu trabalho, que direi os riscos que estás sujeito”.