http://www.protecao.com.br/site/content/home/index.php

sábado, 13 de agosto de 2011

ARVORE DE CAUSAS - INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

ÁRVORE DE CAUSAS            
            
             A árvore de causas consiste em uma metodologia prática de investimento de acidentes/incidentes no trabalho, que ajuda a compreendê-los melhor e encontrar uma maneira mais adequada de lutar contra eles.
             Este método é internacionalmente reconhecido como instrumento de trabalho eficaz para o estudo dos acidentes/incidentes, sendo muito utilizado pelo Institut National de Recherche et de Securité (INRS). Muito valioso para quem precisa se aprofundar na análise das causas dos acidentes, é especialmente eficaz quando aplicado por profissionais de segurança do trabalho, por técnicos de produção e manutenção da empresa e por membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.
             A árvore de caudas pode ser definida como a representação gráfica do encadeamento lógico dos fatos que provocaram o acidente/incident, elaborada a partir de um caso real.


PRINCIPIO DA ELABORAÇÃO DA ÁRVORE DE CAUSAS
  •              Forma de investigar um acidentepor vez, atravez de esquema que demonstre o encadeamento logico que antecede à ocorrencia,
  •               Cada fato tem um ou mais antecedentes comprovados os ipotetcos os quais tambem podem ter antecedentes,
  •               Cada acontecimento deve ser registrado sem caraquiterisar julgamento.(Procurar causas e não culpados)
               Esta ÁVORE DE CAUSAS deve ser feita de forma clara e obijetiva, facilitando assim sua interpretação,
Se houver formação de um grupo para a realização da árvore o mesmo deve ser unido com desisões tomadas em conciência, tomando sempre cuidado para evitar imposições ierarquicas ou de ordem pessual,



PERGUNTAS CHAVES - PRINSCIPAIS QUESTÕES


  1. Oque foi necessario para que o fato ocorrece?
  2. Isto foi o suficiente e necessario para que o fato ocorrece?
  3. Oque mais contribuiu?
COMO COLETAR AS INFORMAÇÕES?

  • Agindo logo após o acidente, into até o local ou obiservando as evidencias,
  • Emvouver o maximo de pessouas e informações,
  • Constatar a realidade dos fatos das vitimas, e das testemunhas sem policiamento, sensura ou presão,
  • Tomar cuidado com as possiveis deturbações ou esquecimento dos espoentes;
  • Registrar as imformações geradas, relativa as pessouas, as tarefas ao material e ao meio de trabalho.

Pirâmide de Frank Bird


          O norte americano Frank Bird analisou nos anos de 1967 e 1968, 297 companhias nos Estados Unidos da América, sendo envolvidas nessa análise 170.000 pessoas de 21 grupos diferentes de trabalho. Neste período, houveram 1.753.498 acidentes comunicados. A partir desses dados foi criada a pirâmide de Frank Bird, onde chegou-se a conclusão que, para que aconteça um acidente que incapacite o trabalhador, anteriormente acontecerão 600 incidentes sem danos pessoais e/ou materiais.
         


Vejamos a pirâmide abaixo:









          Já no século atual, ao entrar a Revolução Industrial norte americana em nova fase, com a aplicação de recém desenvolvidos métodos de produção criada e em massa, tornou-se necessário programas mais eficazes, no que refere-se a prevenção de acidentes e proteção de patrimônio. Os empregados passam a se mostrar mais interessados, pois, há o aparecimento da legislação sobre indenizações em casos de acidentes de trabalho.

                                                             

CONCEITO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

            O mundo de hoje, encontra-se em um processo de plena busca pela produção maxcima, custo maxcimo,desenvouvimento dos paises subdesenvolvidos e pela besca do comtrole economico por parte dos países desenvouvidos. É claro que isso afeta diretamente o bem estar do ser humano na condição de trabalho.
            Para alcansar tais obijetivos, os países teraum que dispor de um fator impresundivel,
-A TECNOLOGIA.
           
            A combinação destes fatores trará beneficios economicos, e a implantação de maquinas que vão possibilitar uma maior produtividade, alem de ua facil adaptação do homen, ou seja, um investimento no binômio "HOMEN-MAQUINA". Porem, faz-se necessario considerarmos que, tal forma podera contribuir para um resultado contrario ao esperado, pois de serta forma á uma influencia direta no meio de trabalho do homen.
            Sendo assim torna-se necessario algo que venha a proteger o tabalho humano, surge então o conceito de segurança.
           
  • COMO SURGIU TAL CONCEITO?
          
            O trabalho existe desde o aparecimento do primeiro homem, porém, o conceito de segurança surgiu muito tempo depois.
            Em 1956, George Bauer publicou um livro, onde mostrou que o trabalho pode ser um causador de doenças, e cita a extração de minerais argentíferos e auríferos, e a fundição da prata e do ouro. Ainda nesta obra, Bauer fala sobre os acidente do trabalho e as doenças mais comuns entre os mineiros,  pela descrição dos sintomas e da rápida evolução da doença, tratava-se de casos de silicose. Chamada, na época, por “asma dos mineiros”.
          Onze anos depois, surge a primeira monografia sobre as relações entre trabalho edoença, deauditoria de Aureolus Theophrastus, que faz várias observações. Tinha o intuito de mostrar o relacionamento entre as substâncias manuseadas no trabalho, com doenças, destacando os  sintomas da doença profissional, na intoxicação pelo mercúrio. Esses trabalhos, não surtiram efeito algum com relação à preocupação quanto à saúde do trabalhador.
         
           Em 1700, foi publicado, na Itália, um livro, cujo autor era um médico chamado Bernardino Ramazzini, que teve repercussão em todo o mundo, devido à sua importância. Nesta obra, Ramazzini descreve cinquenta profissões distintas e as doenças a elas relacionadas. É introduzido um novo conceito por Ramazzini: “Qual é a sua ocupação?”.
             Hoje, poderíamos interpretar esta pergunta da seguinte forma: “Digas qual o seu trabalho, que direi os riscos que estás sujeito”.